Cultura ruim existe?
- Jéssika
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jul.
O desabafo de muitas pessoas do mercado de trabalho é: "Onde eu trabalho não tem cultura nenhuma." Mas será que isso é verdade? Ou será que existe cultura e ela é ruim? Pois em muitas empresas está faltando direção, alinhamento e principalmente, um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas.

Quando se fala em cultura organizacional, estamos nos referindo a um conjunto de valores, comportamentos e práticas que guiam o dia a dia da empresa. Mas quando tudo está desorganizado — processos mudam a todo momento, a comunicação é falha e não há clareza sobre os objetivos — é natural que os colaboradores sintam que estão à deriva. E, sem estrutura, até o melhor dos propósitos se perde no caos.
Outro ponto que aparece com frequência nesses relatos é a falta de respeito. Isso pode se manifestar de muitas formas: desde lideranças que ignoram opiniões, até um clima de medo ou desconfiança. Quando o respeito é deixado de lado, o engajamento vai junto. E isso custa caro — tanto em resultados quanto em talentos que a empresa perde ao longo do caminho.
A verdade é que toda empresa tem uma cultura, mesmo quando ela não é intencional, e isso implica em uma cultura ruim. Se ela não for construída com cuidado, acaba sendo moldada pela correria, pela falta de liderança ou até pela negligência.

Aqui no ATEK Group, acreditamos que uma cultura saudável começa com escuta, clareza e ações consistentes. Se você sentiu que sua empresa está em um cenário de cultura ruim, talvez seja hora de começar um novo capítulo — e a gente pode te ajudar a mudar isso!



Comentários