O que podemos aprender com as Olimpíadas
- Jéssika
- 2 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

A Olimpíadas traz a tona sentimentos fortes, que de 4 em 4 anos florescem em forma de torcida, apoio, orgulho, nervosismo, entre outros. Os que acompanham os maiores e melhores atletas do planeta, além da torcida, podem levar ensinamentos importantíssimos dos atletas que tanto admiram. A inteligência emocional é ponto crucial no desempenho dos atletas e é ela que rege a capacidade de entender as emoções e saber controla-las para alcançar os objetivos almejados.
Ao estarem no centro do mundo e carregarem a bandeira do país que representam, os atletas estão expostos ao nervosismo e a pressão, que caso não sejam bem controlados, podem colocar anos de treino por água abaixo.

É fundamental saber administrar as emoções e trazer a tona, no momento da competição aquelas emoções que fazem tudo valer a pena, como alegria, leveza, concentração e diversão. Pois tudo que era preciso fazer, foi feito, agora é aproveitar o momento da melhor maneira possível. Os Jogos Olímpicos são a demonstração de muito trabalho feito dia após dia. Durante os preparativos para as competições existe um processo árduo que exige muito daqueles que tanto desejam participar dos jogos e não estamos falando de sorte e sim de esforço coletivo entre atletas e equipes técnicas, resiliência para passar por momentos ruins, disciplina diária para obter os resultados almejados, persistência perante todos os obstáculos que podem aparecer, superação para enfrentar os novos desafios e a saída da zona de conforto que mostra que o que a vida quer da gente é coragem!

Ao conquistarem pódios, os atletas mostram que é possível viver tantas emoções diferentes e ir para casa com uma medalha no pescoço. E como só existem três lugares no pódio, todos os outros atletas ficarão frente a frente com a derrota, e saber como lidar com um sentimento tão forte também faz parte do trabalho. Ninguém escolhe o sentimento que vai sentir, mas escolhe como irá lidar com ele.
Comments