Você não é um cargo, você ocupa um cargo!
- Jéssika
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Muita gente confunde quando fala sobre carreira e identidade no trabalho. É comum as pessoas se definirem pelo cargo que ocupam, como se o título determinasse quem elas realmente são.

"Ah, eu sou gerente", "sou diretor(a)", "sou assistente"... Porém o cargo é só uma função, não é o que define alguém, pois ser uma pessoa vai muito além disso e o trabalho é apenas uma parte da vida.
Quando é entendida essa diferença é possível enxergar o cargo como algo temporário, que pode mudar com o tempo. Não é raro alguém começar como estagiário(a) e depois virar um(a) executivo(a), ou até mudar completamente de área. A essência, habilidades, valores e o que cada um(a) gosta de fazer são coisas que não estão atreladas a uma posição específica dentro de uma empresa. Você ocupa um cargo, mas não é esse cargo.
Além disso, essa ideia de se identificar tanto com a posição no trabalho pode ser prejudicial. Quando alguém coloca toda a sua autoestima e identidade nisso, pode criar uma crise existencial se o cargo mudar, se for promovido(a) ou até mesmo se perder o emprego. E aí, quem você é, se não for mais aquele cargo?

É preciso aprender a separar as coisas e entender: o que torna alguém bom no que faz não é o título e sim sua competência, dedicação e a forma como lida com os desafios. Por isso, é importante lembrar que por mais dedicação e ambição que se tenha de forma profissional, a identidade de cada um(a) vai muito além de um cargo.
Pessoas tem múltiplos interesses, paixões e histórias, e a carreira é só uma das muitas facetas que torna alguém único(a). Então, ao invés enxergar-se apenas um cargo, observe-se como alguém capaz de ocupar vários papéis, com habilidades que vão muito além do que aparece no crachá.
Comments