top of page

Como fazer o match entre o Mercado de Trabalho e a Geração Z?

  • Jéssika
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de mar.

A Geração Z já está no mercado de trabalho e cheia de vontade de fazer mudanças no mercado de trabalho. E isso é ótimo! Mas, ao mesmo tempo, muitas vezes acontece um choque de realidade quando essa geração se depara com estruturas mais tradicionais.


multiracial-creative-people-modern-office-group-young-business-people-senior-boss-are-working-together-with-laptop-tablet-smart-phone-notebook-graphs-successful-team-coworking

Ambos lados precisam se entender, tanto empresas quanto as pessoas deste geração. Então, o desafio é encontrar um equilíbrio: como fazer com que a Gen Z entenda as dinâmicas do mercado de trabalho sem perder sua essência e seus valores? Porque sim, o mercado precisa mudar, mas também é importante aprender a trabalhar nele com inteligência para conseguir transformações de dentro pra fora.


Um dos principais pontos que a Geração Z precisa entender é: por mais que flexibilidade e propósito sejam essenciais, o trabalho envolve responsabilidades, prazos e expectativas. Não é só sobre "fazer o que ama" ou encontrar um emprego dos sonhos logo de cara – muitas vezes, o caminho inclui etapas menos glamourosas. O importante é encarar cada experiência como aprendizado. Nem toda tarefa vai ser inspiradora, nem todo chefe vai ser incrível, mas cada desafio ajuda a construir repertório. Isso não significa aceitar tudo sem questionar, mas sim aprender trabalhar com equilíbrio. E se a Gen Z souber equilibrar paciência e estratégia, tem tudo para revolucionar o mercado sem se frustrar no caminho.


diversity-friends-using-digital-devices-concept

Outro ponto importante: comunicação é tudo. Muitas vezes, os profissionais mais jovens sentem que não estão sendo ouvidos, mas também precisam aprender a se expressar de uma forma que funcione dentro do ambiente de trabalho. Mandar um e-mail informal demais, ignorar hierarquias ou não entender o tom certo para cada situação pode atrapalhar ao invés de ajudar. Saber como se posicionar de maneira clara, objetiva e profissional não significa abrir mão da autenticidade, mas é preciso aprender a estruturar as mensagens para que elas tenham o impacto desejado. E isso vale tanto para reuniões quanto para aquele pedido de aumento ou até mesmo para dar um feedback.


Além disso, entender a importância da resiliência faz toda a diferença. A Gen Z cresceu em um mundo onde tudo acontece rápido – redes sociais, trends que surgem e somem em questão de horas, informações disponíveis em segundos. Só que o mercado de trabalho nem sempre funciona nesse ritmo acelerado. Crescimento profissional leva tempo, aprendizado envolve erros e nem sempre as coisas vão acontecer na velocidade que se espera. Isso não significa que é preciso aceitar um ambiente tóxico ou esperar anos para ser reconhecido(a), mas sim que, normalmente, o sucesso vem de um conjunto de pequenas conquistas, e não de uma grande virada do dia para a noite. Saber lidar com frustrações e ter inteligência emocional para superar desafios é essencial para crescer e se destacar.


office-workers-working-together-as-team

Por fim, a Geração Z precisa entender que o mercado de trabalho não é um inimigo – ele está em constante transformação, e essa geração tem um papel fundamental nessa mudança. Ao invés de enxergar o mundo corporativo como algo engessado e impossível de ser alterado, vale mais a pena encarar com estratégia e disposição para evoluir as estruturas que já existem. Isso significa buscar empresas alinhadas com seus valores, mas também desenvolver habilidades que facilitem a adaptação a diferentes contextos. No final, o segredo é equilibrar inovação e aprendizado, flexibilidade e compromisso, autenticidade e profissionalismo. Dessa forma, a Gen Z não só se encaixa no mercado, mas ajuda a moldá-lo para o futuro.

Comentários


ATEK Group
  • LinkedIn
  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © 2021 ATEK Group
bottom of page